Técnico/a de Laboratório – Amostragem (M/F) – Águas do Algarve – Tavira

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A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a de Laboratório – Amostragem (M/F) para o seu laboratório em Tavira, Algarve.

A Águas do Algarve SA descende da fusão de duas Empresas, a Águas do Barlavento Algarvio SA e a Águas do Sotavento Algarvio SA.

A estrutura acionista da Águas do Barlavento Algarvio, era composta pela Águas de Portugal, pela IPE-Capital e pelos municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos, Portimão, Silves, Vila do Bispo e Loulé. A Sociedade tinha responsabilidade total pelo contrato de concessão, relativo ao Sistema Multimunicipal de Captação, Tratamento e Abastecimento de Água ao Barlavento Algarvio.

A estrutura acionista da Águas do Sotavento Algarvio era composta pela Águas de Portugal, pela IPE-Capital e pelos municípios de Castro Marim, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António. A Sociedade era responsável máxima pelo contrato de concessão, em relação ao Sistema Multimunicipal de Captação, Tratamento e Abastecimento de Água ao Sotavento Algarvio.

Os Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água do Sotavento e Barlavento Algarvio, tiveram a sua inauguração em Janeiro de 1999 e Fevereiro de 2000, consecutivamente, sendo um projeto de objetivos muito claros, visando instaurar uma situação regional específica as mais recentes conceções e práticas de tratamento e adução de água potável para consumo humano, com a qualidade que se exige legalmente.

A Águas do Algarve, S.A., foi fundada em Agosto de 2000 pelo resultado da fusão destas duas Empresas, sendo concessionária, por um período de 30 anos dos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve, abrangendo todos os 16 concelhos da região, com serviço a cerca de 450 mil habitantes em época baixa e cerca de um milhão e meio em época alta, nas áreas de tratamento e distribuição de água, assim como no tratamento dos efluentes domésticos.

A empresa tem como principal objetivo o fornecimento de água potável em quantidade e qualidade durante o ano todo, assim como munir a Região algarvia com um sistema seguro, do ponto de vista da saúde pública dos cidadãos, melhorando os padrões de atendimento e prosperando a qualidade ambiental, descritivamente a qualidade da água das praias e rios do Algarve, que são fator essencial para o bem estar da população e para o desenvolvimento económico e turístico da Região.

A entrada em funcionamento dos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento ao Sotavento e ao Barlavento Algarvios em finais de 1998 e finais de 1999, consecutivamente, teve como consequência uma significativa melhoria na qualidade da água, que começou a ser abastecida de maneira regular ao longo de todo o ano.

Em 08 de Novembro foi criado o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, resultante da fusão dos Sistemas do Barlavento e do Sotavento.

Em 7 de Fevereiro de 2005, foi assinado o Contrato de Concessão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, como resultadoe da fusão dos dois Sistemas Multimunicipais do Barlavento e Sotavento Algarvio, entre o Estado Português e a Águas do Algarve, S.A.

O Sistema tem abrangência geográfica dos 16 municípios da região do Algarve, nomeadamente: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Este Sistema é dos investimentos com mais impacto dos últimos anos no Algarve, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, da diversidade e complexidade técnica bem como da dimensão e extensão do investimento na Região. 

Este sistema, tem como objetivo principal fornecer a região do Algarve com um sistema seguro, do ponto de vista da saúde publica dos cidadãos, com melhorias significativas dos níveis de atendimento e promovendo a qualidade ambiental, designadamente a qualidade da agua das praias, rios e lagoas do Algarve, que são fator fulcral para o bem-estar da população e para o desenvolvimento e promoção económico e turístico da região.

A Águas do Algarve, S.A., tem como missão, garantir o permanente abastecimento de água para consumo humano e o tratamento de águas residuais em conformidade com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental, assumindo o compromisso de:

Respeitar as normas mais exigentes do sector, trabalhando sempre numa perspetiva de melhoria contínua dos padrões de qualidade inerentes aos seus processos;

Minimizar os consumos de recursos naturais e transformados, para que seja possível a aplicação de tarifas equilibradas;

Adequar com os recursos técnicos e humanos, estratégicamente necessários, ao desenvolvimento da sua atividade e compromissos assumidos;

Contribuir para a melhoria da saúde pública e do ambiente da região em que se contextualiza, adotando políticas e práticas cada vez mais responsáveis

A sua Visão é ser reconhecida como referência empresarial no setor, pela qualidade do serviço que presta, pela competência profissional e pelos valores que pratica.

A Águas do Algarve, SA., pretendem recrutar Técnico/a de Laboratório – Amostragem para o seu laboratório em Tavira, Algarve.

Função: 

Realizar de tarefas inerentes à atividade laboratorial, em particular planear, preparar e executar colheitas de amostras de águas (águas residuais, meios recetores e outros tipos de águas).

Formação académica: 

Escolaridade mínima obrigatória, (12ºano preferencial)

Perfil técnico:

Experiência na realização de colheitas de águas residuais (mínimo 4 meses)

Conhecimento do Sistema de Saneamento da Águas do Algarve (preferencial)

Conhecimento informático na ótica do utilizador;

Conhecimento do sistema informático do Laboratório da AdA (IXIS) (preferencial)

Experiência e gosto por conduzir (preferencial)

Conhecimentos e/ou experiência das normas de Qualidade, Ambiente e Segurança (preferencial).

 

Principais responsabilidades:

Planeamento e preparação de colheitas.

Gestão e preparação de todo o material, reagentes e equipamentos necessários à realização das colheitas

Execução de colheitas de águas residuais, meios recetores e outros tipos de águas

Execução de análises de campo e emissão de resultados

Realização do controlo de qualidade inerente à amostragem

Verificação/ calibração analítica de equipamentos afetos à amostragem

Apoio na gestão de stocks; receção de materiais e consumíveis de laboratório

Realização de tarefas no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade; realização outras tarefas de apoio ao Laboratório

Cumprimento das normas de Segurança, Ambiente, Qualidade e Responsabilidade social da empresa

Dada a dinâmica da empresa, e do grupo AdP, outras atividades relacionadas com as acima descritas poderão vir a ser implementadas

 

Outros requisitos:

Elevado sentido de responsabilidade e rigor.

Capacidade de organização, planeamento, gestão de tempo e atenção ao detalhe.

Flexibilidade e capacidade para trabalhar sob pressão, com prazos limitados e com alterações à rotina.

Espírito de equipa e capacidade de estabelecer boas relações interpessoais.

Capacidade de trabalho no exterior e de condução por longos períodos

Carta de condução de ligeiros (> 6 meses)

 

Processo Seletivo:

Os/As candidatos/as selecionados/as serão contactados/as para realização de entrevista individual.

Local de Trabalho: 

Laboratório (ETA de Tavira)

Oferta:

Oportunidade de integração num grupo de referência com um projeto desafiante.

O enquadramento remuneratório na função está sujeito às disposições da Lei do Orçamento de Estado e outra legislação conexa aplicável às Empresas do Grupo AdP.

Se tens interesse nesta proposta candidata-te aqui.

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