Psicólogo (M/F) – S.L. Benfica – Lisboa
O Sport Lisboa e Benfica está a recrutar Psicólogo/a em regime Full-Time com entrada imediata!
O Sport Lisboa e Benfica foi criado a 28 de fevereiro de 1904, com o nome de Sport Lisboa. Após um treino matinal, em uns terrenos em Belém, realizou-se, da parte da tarde, uma reunião na vizinha Farmácia Franco, nesta dita, estiveram presentes 24 elementos, entre os quais os dez do treino da manhã. São considerados os fundadores do Clube.
A ideia da criação de um clube foi sendo formada anteriormente pela junção de dois grupos de elementos que por hábito treinavam e jogavam em Belém: o grupo dos Catataus, os irmãos Rosa Rodrigues, moradores no prédio da Farmácia Franco, a que se juntaram Manuel Gourlade e Daniel dos Santos Brito, empregados da farmácia; e a Associação do Bem, formada por ex-casapianos que se juntavam para jogar futebol, entre outros tantos. Em 13 de dezembro de 1903, o grupo dos Catataus, reforçado por alguns elementos da Associação do Bem, conseguiu uma inesperada vitória (1-0) num jogo-desforra frente ao Grupo dos Pinto Basto.
No almoço que procedeu ao jogo, no Café do Gonçalves, os elementos vitoriosos celebraram a vitória e houve quem desse a sugestão da criação de um novo “team”, tornando efetiva a ligação então estabelecida. Durante dois meses e meio, a ideia foi ganhando raízes, foram-se definindo os símbolos do Clube (nome, cores, emblema) e marcou-se para 28 de fevereiro de 1904 a data da reunião que vincaria o nascimento do que iria vir a ser o Glorioso, Sport Lisboa e Benfica.
Na manhã desse dia 28 de fevereiro, efetuou-se um treino, entre as 11h00 e as 12h30, nos terrenos da CP entre a linha férrea Cais do Sodré-Cascais e as traseiras da casa de praia do Duque de Loulé, onde fica neste momento o Centro Cultural de Belém. Nele marcaram presença os seguintes dez elementos: António Rosa Rodrigues, Cândido Rosa Rodrigues, José Rosa Rodrigues, Daniel Brito, Eduardo Corga, Henrique Teixeira, Carlos França, Abílio Meirelles, Amadeu Rocha e Manuel Gourlade.
Como normalmente a seguir aos treinos, estes, e outros, elementos reuniram-se para almoçar em Belém, e logo após dirigiram-se para a Farmácia Franco, na Rua de Belém, n.º 20, para a reunião decisiva, contando já com a presença de outros elementos previamente contactados, mas que não marcaram presença no treino matinal. Segundo a lista da reunião, são fundadores do Clube, para além dos dez elementos que estiveram presentes no treino da manhã, mais os seguintes: António Severino, Francisco Calisto, Francisco dos Reis Gonçalves, João Gomes, João Goulão, Joaquim Almeida, Joaquim Ribeiro, Jorge Augusto Sousa, Jorge da Costa Afra, José Linhares, Manuel França, Raul Empis, Virgílio Cunha e Cosme Damião, o elemento que viria a tornar-se o principal dirigente das primeiras décadas da vida do novo Clube. Esses 24 elementos escolheram entre eles, nessa histórica reunião, José Rosa Rodrigues como presidente, Daniel Brito como secretário e Manuel Gourlade como tesoureiro.
O Emblema do Benfica é, sem margem para dúvidas, a sua imagem de marca. Também como a maior parte das tradições e símbolos do Clube, o emblema foi operacionalizado entre 13 de dezembro de 1903, quando apareceu a ideia de criar o Clube e a data da sua fundação, a 28 de fevereiro de 1904.
O tom, a vivacidade e a alegria da cor das suas camisolas, a águia como símbolo da sua independência, autoridade e nobreza, uma roda da bicicleta que representa o ciclismo como uma das primeiras modalidades do clube, a bola de futebol e a legenda de união e força conjunta – E Pluribus Unum (de todos um). Eis o símbolo que por onde passa tem deixado marca em Portugal e no mundo.
O Sport Lisboa e Benfica está a recrutar Psicólogo/a em regime Full-Time com entrada imediata com os requisitos que se seguem:
Função:
Contribuir para a otimização das competências psicológicas relevantes para o sucesso no contexto desportivo, para o desenvolvimento pessoal e social e para a promoção do bem-estar dos atletas, treinadores e demais agentes desportivos.
Responsabilidades:
Seguir os protocolos definidos pela área no que concerne à forma de intervenção – intervenção primária, secundária ou terciária;
Realizar avaliação psicológica, nomeadamente avaliar as competências psicológicas relevantes para o sucesso desportivo de treinadores e atletas, e estabelecer planos de ação quando necessário;
Elaborar Planos de Intervenção Individual e Coletiva para otimização do rendimento desportivo dos Atletas;
Efetuar treino de competências pessoais e sociais com transferência para outros contextos de vida dos atletas (e.g. responsabilidade, autonomia, trabalho em equipa, comportamento ético, etc.);
Intervir, com vista à otimização das competências psicológicas relevantes para a performance desportiva;
Intervir em situações de crise dos atletas ou demais agentes do contexto, com vista a minorar danos e impactos negativos na saúde, bem-estar e futuro rendimento desportivo;
Manter uma atualização permanente de conhecimentos técnicos e científicos que assegurem o cumprimento da missão da função.
Qualificação, educação e formações exigidas:
Licenciatura em Psicologia (pré-bolonha) ou Mestrado em Psicologia (pós-Bolonha);
Formação em Psicologia do Desporto;
Experiência de 5 anos em funções similares (futebol formação ou modalidades desportivas masculinas e/ou femininas);
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) (fator eliminatório);
Fluência em Inglês.
Atributos pessoais e aptidões:
Organização e planeamento;
Trabalho em equipa;
Autonomia;
Sentido de responsabilidade;
Comunicação e assertividade;
Escuta ativa;
Rigor e atenção ao detalhe;
Resiliência;
Flexibilidade.
Se tens interesse nesta proposta candidata-te aqui.